moradia

Índice para reajuste de aluguel varia nos contratos com as imobiliárias

Joyce Noronha


Foto: Lucas Amorelli (arquivo/ Diário)

Mesmo que o Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M), calculado pela Fundação Getúlio Vargas (FVG), seja conhecido como "a inflação dos aluguéis", outros índices podem ser usados como base para calcular o reajuste de valores das locações. Segundo o presidente do Secovi Centro RS, Cristian Menezes, é o contrato que informa ao locatário qual o indicador que será usado para o cálculo. Em Santa Maria, há imobiliárias que utilizam vários índices para um único documento.

Com índice de reajuste dos aluguéis em 8,24%, especialistas aconselham a negociação

A diretora financeira da Imobiliária Cancian, Caroline Braida Cancian, conta que o contrato padrão apresenta seis indicadores diferentes, sendo o IGP-M o primeiro para cotação do reajuste, mas tudo depende dos fechamentos de acumulado de cada índice. 

- Caso a variação do IGP-M seja inferior aos demais índices, prevalecerá, então, o de maior variação positiva - diz Caroline.

Ela comenta que há casos em que os locatários solicitam alterações do contrato antes da assinatura e que tudo é negociado com o proprietário. Apesar de seis índices constarem nos documentos, a diretora financeira conta que nunca usou outros além do IGP-M e do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), calculado pelo IBGE, para fazer reajustes dos aluguéis.

Autorizado concurso com 500 vagas para Polícia Rodoviária Federal

Já uma das sócias da Imobiliária Gallina, Luciane Gallina Xavier, explica que três indicadores integram os contratos da empresa, que são utilizados sempre na mesma ordem. O primeiro é o IGP-M, depois pode ser o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), também é calculado pelo IGBE, e por último o IPCA. 

- Estabelecemos os três para, na falta de um, recorrermos ao outro. Às vezes, o IGP-M não é divulgado em tempo hábil de fecharmos os reajustes, então passamos para o próximo indicador. Os três, mais ou menos, se equiparam - avalia Luciane.

Já Cristian Menezes, do Secovi, diz que quem busca imóvel para alugar deve ficar atento ao contrato e, principalmente, se os índices apresentados para serem base de reajustes têm relevância nacional. Para Menezes, estes indicadores são de maior confiabilidade e de mais fácil acesso aos consumidores.

MAIS USADOS
Os indicadores apontados pelas imobiliárias ou pelo presidente do Secovi tiveram o último fechamento do acumulado de 12 meses com variação:

  • IGP-M: 8,24%
  • INCC-M (FGV): 3,93%
  • IGP-DI (FGV)*: 7,78%
  • IPCA (IBGE)*: 4,39%
  • INPC (IBGE)*: 3,52%
  • IPC (Iepe)*: 1,64%

* Os acumulados refentes a julho destes indicadores não estavam atualizados até a publicação deste texto. Os valores publicados são referentes ao acumulado de 12 meses até junho deste ano

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Proibido o trânsito de caminhões em ponte de Cacequi Anterior

Proibido o trânsito de caminhões em ponte de Cacequi

Governo quita nesta quinta o salário dos funcionários das fundações Próximo

Governo quita nesta quinta o salário dos funcionários das fundações

Economia